Em visita às subseções, CSS verifica as principais necessidades dos advogados do Interior
26/04/2013 00:51h
Nesta quinta-feira (25), coordenador das subseções reuniu-se com advogados de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Giruá, Santa Rosa, Três de Maio, e Santo Augusto. Os encontros fazem parte do projeto de planejamento estratégico e de gestão compartilhada da entidade.
Dando continuidade ao projeto de regionalização e interiorização da OAB/RS, que através dos encontros, busca conhecer as necessidades de cada uma das OABs, o coordenador das subseções (CSS), conselheiro seccional Jorge Fara, esteve nesta quinta-feira (25), reunido com os advogados de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Giruá, Santa Rosa, Três de Maio, e Santo Augusto.
Os encontros fazem parte do projeto de planejamento estratégico e de gestão compartilhada da entidade. Nesta sexta-feira (26), serão visitadas as subseções de Três Passos, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, e Panambi. Até junho, serão realizadas reuniões com as 106 subseções do Estado.
Nas reuniões realizadas ao longo do dia, Fara destacou que a Ordem gaúcha precisa ser vista e encarada como uma entidade única, que está unida pela prestação de um serviço de qualidade a todos os advogados. "Por designação do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, temos a pretensão de estabelecer a regionalização da entidade, buscando aproximar ainda mais as subseções da gestão da OAB/RS".
Confira os principais assuntos debatidos:
Santo Ângelo
No início da manhã, Fara reuniu-se com os advogados de Santo Ângelo, onde foi recepcionado pelo presidente da subseção, Itaguaci José Meirelles Corrêa e pelo conselheiro seccional, Luis Alberto Machado.
O colapso no Judiciário foi um dos temas que nortearam a reunião. "Estamos vivendo no caos, pois processos que deveriam levar seis meses estão levando quatro anos", ressaltou Corrêa.
A conclusão da obra de ampliação da sede da subseção e a busca pela elevação de entrância também foram destacados como objetivos de gestão da subseção que conta com 725 advogados.
São Luiz Gonzaga
A presidente da subseção, Neiva Terezinha Genro Ojopi, acompanhada de sua diretoria recebeu Fara na sala da subseção onde debateram assuntos como o avanço do processo eletrônico, a divulgação das ações pela subseção e a importância de um plano de previdência aos advogados.
Cerro Largo
Em Cerro Largo, o presidente da subseção, Nestor Inácio Scher, e a advocacia local trataram da importância da Certificação Digital do advogado e o colapso do Judiciário.
De acordo com Fara, para as subseções que necessitarem, é possível que a OAB/RS mande à subseção, um profissional para realizar a certificação dos advogados da Ordem local.
Giruá
A implementação dos cursos telepresenciais da Escola Superior de Advocacia (ESA) na OAB de Giruá foi um dos principais assuntos tradados pelos advogados em reunião com Fara. A presidente da subseção, Tisa Oliveira Ferreira avaliou como "primordial a qualificação dos advogados no Interior".
Santa Rosa
Em visita que mobilizou os advogados locais, o presidente da subseção, Gunther Ingo Heinkel, juntamente com o conselheiro seccional, Regis Douglas Menezes trouxe a necessidade de realizar uma adequação de acessibilidade na OAB local.
A desburocratização dos convênios da CAA/RS, e a intensificação dos cursos da ESA nas subseções também foram pleitos apresentados a Fara.
Três de Maio
O coordenador das subseções se encontrou com o presidente da subseção, Herton Luís Mülbeier, e demais dirigentes da subseção que levaram ao dirigente a meta de concluir a obra da sede própria da OAB local.
Santo Augusto
Encerrando o roteiro desta quarta-feira (25), Fara reuniu-se com o presidente da subseção, Mário Bado e sua diretoria.
Na ocasião, os dirigentes demonstraram o interesse em contar com mais serviços da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), assim como captar convênios para os profissionais locais. "Gostaríamos de oferecer serviços odontológicos aos nossos advogados da subseção", acenou Bado.
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717
26/04/2013 00:51h