Em Santa Maria, presidente da OAB/RS reafirma importância da rediscussão do Pacto Federativo
18/04/2013 16:38h
Marcelo Bertoluci se reuniu com a advocacia da região durante solenidade de posse da nova diretoria da subseção na manhã desta quinta-feira (18).
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, participou, na manhã desta quinta-feira (18), da solenidade de posse da subseção de Santa Maria. A cerimônia também contou com a presença do vice-presidente da seccional, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; e dos conselheiros seccionais Arodi de Lima Gomes, Jorge Estevão Maciel, que foi presidente da subseção de 2004 a 2006, e José Fernando Lutz Coelho, sendo este o presidente que dá lugar ao eleito para gestão 2013/2015, Péricles Lamartine Palma da Costa.
Realizada no Plenário da Câmara de Vereadores do município, a cerimônia foi muito prestigiada. Participaram também os ex-presidentes da OAB local, Antônio Carlos Filippe, Carlos Alberto Robinson, Elvanir José da Costa, Luís Sérgio Vasques Miotti, e Ricardo Munarski Jobim, além da delegada da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Maria, Juliana Muller Korb; o diretor de atendimento às subseções da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Cyro da Silva Schmitz, o ex-conselheiro seccional, Sérgio Blattes, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da subseção, Gregor D’Ávila Coelho, e o deputado estadual, Jorge Pozzobon, entre outras autoridades.
Em seu pronunciamento, para um plenário lotado, Bertoluci salientou o compromisso da OAB/RS pela rediscussão do Pacto Federativo. "Não é mais possível que apenas um terço das receitas públicas seja dirigida àqueles que são os entes mais demandados pelos serviços públicos: o Estado e os municípios. Esse compromisso também é da Ordem gaúcha, e nós, no cumprimento de nosso dever, enquanto dirigentes de Ordem, comprometidos também com os interesses da cidadania, não pouparemos esforços no enfrentamento desta causa".
O presidente eleito da subseção, Péricles Lamartine Palma da Costa, destacou o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente, José Lutz. "Me honra ver essa casa lotada, ver colegas a quem admiro, e que me outorgaram esta tarefa, também pelo resultado do trabalho alcançado pelo nosso ex-presidente, com afinco, honestidade, sensibilidade, e sobretudo, com humildade". Costa falou também das lutas capitaneadas pela Ordem gaúcha, entre elas, a Lei da Ficha Limpa, que garantiu à cidadania brasileira a conquista de eleições mais dignas. Finalizou, destacando a postura da subseção em relação à tragédia que se abalou no município quando do incêndio na boate Kiss. "A OAB não aceitará julgamentos que não os judiciais. Em que pese o respeito ao luto das famílias, nada além do que as situações legais serão admitidos. Este é o nosso papel e a contribuição de a subseção de Santa Maria pretende alcançar a sua comunidade".
Ao despedir-se da função de presidente da subseção, o conselheiro seccional José Fernando Lutz desejou uma profícua gestão, declarando a confiança no trabalho que será desenvolvido. "O reconhecimento do que foi realizado pela advocacia de Santa Maria se mostra na união da classe, pelo entendimento e conciliação, e as poucas divergências foram amainadas pelo diálogo".
Após a leitura da ata de posse e do juramento, foram empossados além do presidente, o vice-presidente; Alessandro Oliveira Ramos; a secretária-geral, Francini Feversani; a secretária-geral adjunta, Dirce Marques da Rocha Trevisan; e o tesoureiro, Marcelo Gonçalves Lugo.; e também os conselheiros subseccionais, Noemy Cezar Bastos Aramburu; Alexandre Jaenisch Martini; Luiz Fernando Scherer Smaniotto; Gustavo Moreira; Christian Pacheco Bertoia; Sandro Seixas Trentin; Marlon Adriano Balbon Taborda; Simone Stabel Daudt; Eduardo Schmidt Jobim; Flavio Alexandre Acosta Ramos; Fabiana Carla Camilotti Isaia; Angela Zamberlan; Mario Luis Lirio Cipriani; Aroldo Fagundes da Silva; Eduardo de Assis Brasil Rocha; Fátima Beatriz Werner Ferreira; Guilherme Crivellaro Becker; Luciano José Tonel Medeiros; Marcelo Carlos Zampieri; Márcio De Souza Bernardes; Tiago Fernandez Robinson; Jair Pereira Coitinho; Vitor Hugo Amaral Ferreira; e Alexandre Carter Manica.
Também estiveram presentes à cerimônia o secretário de relações do governo e comunicação Giovane Manica, representando o prefeito municipal, Cezar Augusto Schirmer; o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bisogno; o diretor do Foro da Justiça Estadual da Comarca de Santa Maria, Rafael Pagnon Cunha; o juiz diretor do Foro da Justiça Federal de Santa Maria, Ezio Teixeira; o juiz Jovi Bitencourt Pradier, representando a Justiça Militar em Santa Maria; o delegado regional de polícia, Marcelo Arigoni; e a vereadora Sandra Rebecato.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
18/04/2013 16:38h